quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

067 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – BOUGAINVILLE NA ILHA DE SANTA CATARINA


067 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – BOUGAINVILLE  NA ILHA DE SANTA CATARINA


                Após a visita de Anson, no ano de 1763 Louis Antoine de Bougainville visitou a Ilha de Santa Catarina com 02 de seus navios, o Aigle e o Sphinix.



Louis Antoine de Bougainville
                Com o objetivo de chegar as Ilhas Malvinas, Bougainville chegou a Ilha de Santa Catarina no final do mês de novembro do ano de 1763. A bordo de um de seus navios Bougainville trouxe o Monge Beneditino Antônio José Pernetty, o qual fez curiosa e importante descrição de sua viagem.



Louis Antoine de Bougainville
                O Monge Beneditino Antônio José Pernetty não deixou descrição muito favorável da Ilha de Santa Catarina, descreveu a Ilha com ares perniciosos, que havia algo na palidez de seus moradores, que era coberta de florestas com feras e panteras malcheirosas. Que era abundante de macacos que eram servidos até nas ceias do Governador, que haviam muitas cobras, bicho do pé, piolhos e pulgas.



Louis Antoine de Bougainville
          Haviam nesta época os 03 fortes da Barra do Norte, entre os quais fundeara Louis Antoine de Bougainville até receber licença do Governador para baixar âncora na Baia, permissão que lhe foi concedida pelo Governador João de Bittencourt Pereira Machado e Souza, o qual dias após ofereceu-lhes jantar cerimonial ao chefe da expedição, o qual se fez acompanhar por 04 oficiais e pelo Monge Beneditino Antônio José Pernetty.



Louis Antoine de Bougainville
                Ao fim do ágape fizeram uma caminhada Por Nossa Senhora do Desterro, a qual contava na época com apenas 150 casas térreas em sua totalidade. Não haviam poucas casas de comércio e o Monge Beneditino Antônio José Pernetty citou a presença de uma ferraria e uma pequena botica.  Os homens fidalgos da Ilha de Santa Catarina trajavam-se à francesa, enquanto que os homens do povo trajavam-se com calças, camisa e uma pala. Alguns usavam uma cartola muito alta com abas largas, calçavam tamancas. Os escravos andavam semi nus, as mulheres usavam saias longas e camisas decotadas, xales de lã debruados, conforme as posses de suas donas de galões de pano vulgar ou seda pura, até com filigranas de prata ou ouro. Em uma festa oferecida na Casa do Governador João de Bittencourt Pereira Machado e Souza estiveram presentes algumas senhoras que se mostraram bastante desembaraçadas e gentis.



Louis Antoine de Bougainville
          Após 15 dias na Ilha de Santa Catarina o navegador Louis Antoine de Bougainville retomou sua viagem rumo as Ilhas Malvinas ao Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário