quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

068 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – LA PEROUSE NA ILHA DE SANTA CATARINA


068 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – LA PEROUSE  NA ILHA DE SANTA CATARINA


                O Explorador Jean Françoise Galoup Comte de Le Perouse fez uma importante visita à Ilha de Santa Catarina com seus Barcos Bussole e Astrolabe em novembro do ano de 1785, quando viajava com objetivos de fazer descobrimentos importantes no Oceano Pacífico.



Jean Françoise Galoup Comte de Le Perouse
                Na época contava a Vila de Nossa Senhora do Desterro com 300 habitantes, e já haviam 400 casa edificadas. Na Ilha viviam muitos pobres e com numerosos filhos, seus moradores viviam mal trajados.




Barcos Bussole e Astrolabe
                Na Ilha de Santa Catarina havia a carência de manufaturas, não havia indústria local, no entanto a agricultura era próspera, bem como a indústria da pesca da baleia  qual fornecia óleo para as vilas que possuíam iluminação pública a óleo em sua principais ruas e praças.



Jean Françoise Galoup Comte de Le Perouse
                A notícia da chegada do Explorador Jean Françoise Galoup Comte de Le Perouse fez com que os moradores da Ilha de Santa Catarina entrassem em pânico geral, ainda temiam pela lembrança da invasão espanhola. Assim que ficaram claros os motivos da chegada de Jean Françoise Galoup Comte de Le Perouse, o Explordor refrescou-se, obteve gêneros a bons preços, a maioria por escambo.



Barcos Bussole e Astrolabe
          O Explorador La Perouse foi visitar o Governador Francisco de Barros Morais Araújo Teixeira Homem, o qual deixou Jean Françoise Galoup Comte de Le Perouse e seus oficiais muito admirados devido ao Governador dominavam muito bem o idioma francês. 



O Governador Francisco de Barros Morais Araújo Teixeira Homem
                O Governador Francisco de Barros Morais Araújo Teixeira Omem ofereceu na ocasião um almoço aos visitantes. Tendo suprido seus navios, carregando-os de boa carne de gado seca, de carne de porco, galinhas, ovos, frutas da região, principalmente de laranjas, boa água, segue o Explorador Jean Françoise Galoup Comte de Le Perouse para o trágico sinistro que o aguardava no Oceano Pacífico.




O Governador Francisco de Barros Morais Araújo Teixeira Homem
          Deixou em seu diário de bordo que o povo da Ilha de Santa Catarina era portador de costumes brandos, eram muito cortês, descreveu os catarinenses por supersticiosos. Mr. De Monneron o qual pertencia à Expedição de  Jean Françoise Galoup Comte de Le Perouse narrou o que percebeu em Santa Catarina, terra úmida, povo pobre, unida e uma provedoria também muito pobre, uma Câmara de rendas muito limitada, possuidora de um comércio muito limitado, os quais nada podem contribuir para o desenvolvimento de Santa Catarina.


O Governador Francisco de Barros Morais Araújo Teixeira Homem


Nenhum comentário:

Postar um comentário