quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

069 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – JAMES GEORGE SEMPLE DE LISLE NA ILHA DE SANTA CATARINA


069 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – JAMES GEORGE SEMPLE DE LISLE  NA ILHA DE SANTA CATARINA


                Algum tempo ante te finalizar-se o Século XVIII, no ano de 1797, mais um visitante percorre o litoral de Santa Catarina, o escocês James George Semple de Lisle
James George Semple de Lisle
              James George Semple de Lisle havia partido da Inglaterra em um navio pertencente a um comboio  de degredados para a Austrália, entre os quais ele próprio se contava, por ter ocorrido uma sublevação a bordo, ele conseguiu com o auxílio de 28 companheiros, homens e mulheres, alcançar num escaler o rio Grande.


James George Semple de Lisle
              James George Semple de Lisle declarou que passou por oficial sendo bem recebido, sendo o alvo de atenções num período de permanência de 06 semanas, fez viagem por terra a São Sebastião do Rio de Janeiro. Em sua travessia transpôs o rio Tubarão, onde havia um posto de guarda, esteve em Santo Antônio dos Anjos da laguna, onde havia muito peixe.


Governador João Alberto Miranda Ribeiro
          No dia 16 de outubro tomou rumo para a Ilha de Santa Catarina, passando por Vila Nova, Garopaba, onde conseguiu passagem em uma Baleeira para Nossa Senhora do Desterro. Onde  James George Semple de Lisle apresentou-se ao Governador João Alberto Miranda Ribeiro,  sendo tratado por fidalgo, após 03 semanas, embarcou rumo a São Sebastião do Rio de Janeiro na Esquadra do Almirante Antônio Januário do Vale.  

Governador João Alberto Miranda Ribeiro
Suas impressões a cerca da Ilha de Santa Catarina se resumem em perceber que suas terras eram muito férteis, os moradores muito preguiçosos, isso devido a nada produzirem para a exportação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário