quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

072 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – EXTINÇÃO DO MONOPÓLIO DAS ARMAÇÕES DA PESCA DA BALEIA EM SANTA CATARINA


072 – A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII – EXTINÇÃO DO MONOPÓLIO DAS ARMAÇÕES DA PESCA DA BALEIA  EM SANTA CATARINA


                Os Monopólios da Pesca da Baleia em Santa Catarina foram extintos no ano de 1801, as fábricas e os utensílios das Armações foram inventariados e postos a venda ou doados a quem desejasse explorar sem que tivesse privilégio algum, porém pagando os direitos competentes à Junta da Fazenda ou até mesmo estas administrariam o empreendimento.



Antônio Mendes Carvalho - Armação da Piedade

                Tal decisão provocou a decadência da pesca da baleia em Santa Catarina. As Armações da Bahia de Todos os Santos foram todas vendidas, as armações de São Sebastião do Rio de Janeiro foram todas abandonadas. Apenas as de Santa Catarina ficaram na administração da Fazenda Real por possuírem muitos escravos e darem grandes lucros.


Antônio Mendes Carvalho - Armação da Piedade
                As Armações catarinenses funcionaram até 1816, isso deu-se devido muitas dificuldades na administração, ano em que entraram em total declínio.


Antônio Claudio - Armação de Imbituba
                Neste ano as Armações Catarinenses foram avaliadas em 111 contos apenas, sua escrvaria estava reduzida a apenas 333 pessoas, dos quais 80 estavam inutilizados ao trabalho devido a alta idade. O valor do óleo de baleia havia caído no mercado, os trabalhadores não recebiam seus soldos havia muito tempo. Jacinto Jorge dos Anjos Corrêa era quem administrava a Armação da Piedade, o qual supervisionava todas as outras.


Manoel Francisco de Sousa Medeiros - Armação de Imbituba

                No ano de 1816 houve uma tentativa de se reerguer a pesca da baleia, no entanto não houve bons resultados.


Manoel Machado de Sousa - Armação da Lagoinha
                No ano de 1831 a Armação da Piedade e Armação da Lagoinha foram arrematadas, respectivamente por Antônio Mendes de Carvalho e Veríssimo Mendes Viana. A 1ª incorporou-se no ano de 1836 à Marinha sendo que seus escravos foram vendidos e alforriados. A 2ª estava em total ruína, simplesmente foi abandonada a sua própria sorte.



Veríssimo Mendes Viana - Armação da Piedade
                A Armação de Itapocorui bem como sua extensão, a Armação da Ilha da Graça no ano de 1835 arrematada por Manoel Machado de Sousa antes que a ruína viesse consumir o empreendimento.

Manoel Machado de Sousa - Armação de Itapocoróia

                Finalmente as Armações da Garopaba e Armação de Imbituba, arrematadas no ano de 1829,  por Antônio Mendes Carvalho, o qual sofreu prejuízo, vendendo-as a Antônio Claudio e Manoel Francisco de Sousa Medeiros no ano de 1837 por 20 contos. Os rendimentos não foram satisfatórios, não conseguiram saldar suas dívidas com a Fazenda Nacional.


Manoel Francisco de Sousa Medeiros - Armação da Garopaba

                Assim termina a pesca Brasileira da baleia em Santa Catarina e em todo o Brasil  onde as Armações ainda não haviam sido abandonadas, porém já encontravam-se em total decadência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário