quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

088 – A CAPITANIA DE SANTA CATARINA COM A INDEPENDÊNCIA – DEPUTADO DE SANTA CATARINA ÀS CORTES



088 – A CAPITANIA DE SANTA CATARINA  COM A INDEPENDÊNCIA – DEPUTADO DE SANTA CATARINA ÀS CORTES



                No dia 26 de abril do ano de 1821, ocorreu uma reunião onde fizeram –se presentes o poder político, religioso e social local de Santa Catarina com o intuito de discutirem  como ficaria a Eleição do Deputado por Santa Catarina às Cortes de Lisboa.

                Fazia-se presente Novamente o Governador João Vieira Tovar e Albuquerque, o Comandante Geral da Tropas, o Juiz de Fora, o Vigário da Vara, o Intendente da Marinha, o Vigário de Santo Antônio, o Capitão Mor da Ordenanças, o Tesoureiro Geral da Fazenda Real bem como alguns comerciantes de importância da Vila de Nossa Senhora do Desterro, os mesmos convocados anteriormente, decidiram apenas criar uma Junta Eleitoral da Comarca, onde se reuniriam todos os eleitores das Freguesias da Província. Por não haver chegado ainda o Novo Ouvidor nomeado para a comarca, o Juiz de Fora cumpriria escolheria o presidente da Junta Eleitoral.

                O Governador Tovar e Albuquerque tomou todas as providência no dia 30 de abril, para que os eleitores fossem reunidos no dia 17 de junho e escolhessem os representantes os quais em um 2º momento seriam escrutinados onde seria escolhido o Deputado.
                A escolha do deputado Junto às Cortes recaiu no Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, vigário de Santo Antônio, Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades, sendo que seu suplente havia sido o Major José da Silva Mafra, na época comandante da imponente Fortaleza de Santa cruz de Anhatomirim.

                O Padre Lourenço Rodrigues de Andrade juntamente com seu suplente, o Major José da Silva Mafra, embarcaram para São Sebastião do Rio de Janeiro no dia 28 de julho, chegando eles em Lisboa somente no mês de Abril do ano de 1821.

                O Padre Lourenço Rodrigues de Andrade tentou tomar posse naquele momento, no entanto o padre não possuía documento que lhes provasse ser ele eleito por Santa Catarina, isso deu-se devido seus modos matutos, a singeleza de sua batina. Após muitas providências e dissabores, a Mesa da constituinte veio aceitar em testemunho da identidade do catarinense, prova que não havia na Lei Eleitoral.

                Passado um mês após as eleições oque levaram o Vigário das Necessidades às Cortes de Lisboa, o Governador Tovar e Albuquerque, o qual perdera o seu protetor nas Cortes de Lisboa, o poderoso Ministro Tomás Antônio Vila Nova Portugal, o qual estava com sua saúde bastante abalada, foi Exonerado de seu Cargo de Governador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário