quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

093 – OS PRIMEIROS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA - A VIDA CATARINENSE APÓS O IMPÉRIO


093 – OS PRIMEIROS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA -  A VIDA CATARINENSE APÓS O IMPÉRIO



A Vila de Nossa Senhora do Desterro, por Decreto Imperial de 24 de fevereiro de 1823, bem como outras Vilas que eram Capitais de Províncias, recebeu o Título de Cidade por meio da Carta Lei datada e assinada aos 23 dias do mês de março do ano de 1823.

O 1º Presidente da Província de santa Catarina tomou posse no ano de 1824. O qual foi nomeado pelo Governo, Desembargador João Antônio Rodrigues de Carvalho, indicando o seu governo no dia 16 de fevereiro do mesmo ano de sua posse.

Nesta época a população da Capitania de Santa Catarina estava estimada em 45.000 habitantes, sendo que a da Ilha de Santa Catarina estimada em 15.000 habitantes. Durante o governo do Desembargador João Antônio Rodrigues de Carvalho foi Jurada a Constituição do Império. Foi criada a Freguesia de Porto Belo, com jurisdição sobre  Tijucas e Itajaí. Por Provisão do Bispo do Rio de Janeiro no dia 02 de abril de 1824 foi criado o Arcebispado da província de Santa Catarina.

Ainda em 1825, no mês de abril, o Imperador Pedro I escolheu para Senador de Santa Catarina, Cargo Vitalício, o Ex-deputado às cortes de Lisboa, o Padre Lourenço Rodrigues de Andrade.


Em novembro de 1826 o Imperador Pedro I passo pela Vila de Nossa Senhora do Desterro com a Divisão Naval, com destino ao sul, com o intuito de visitar o Exército em operações, na Guerra desencadeada em fins de 1825 com a República Argentina.

No ano de 1825 o Desembargador João Antônio Rodrigues de Carvalho foi substituído na presidência da Província de Santa Catarina pelo Comandante das Armas e Brigadeiro Francisco de Albuquerque Melo. Este veio a tomar posse aos 12 dias do mês de março do ano de 1815, sendo que seu governo perdurou até o ano de 1830.

Durante o governo do Comandante das Armas e Brigadeiro Francisco de Albuquerque Melo, instalou-se a 1ª Administração dos Correios da Ilha de Santa Catarina  no ano de 1829, logo em seguida. No ano de 1830, foram fundadas as Primeiras Agências Postais na Vila de Nossa Senhora da Graças do Rio de são Francisco e na Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna.

  Foi criada uma Linha de correio entre a Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna e o Rio Grande. Também foi criada a Freguesia da Garopaba, antiga Armação das Baleias da Garopaba, também no ano de 1830.

O fato mais importante para a economia da Província de Santa Catarina foi a fundação da Colônia de São Pedro de Alcântara, a 1ª a ser Instalada em Santa Catarina com colonos estrangeiros dando novas opções a economia da região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário