quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

094 – MIGUEL DE SOUZA MELO E ALVIM - A VIDA CATARINENSE APÓS O IMPÉRIO



094 – MIGUEL DE SOUZA MELO E ALVIM - A VIDA CATARINENSE APÓS O IMPÉRIO



O Comandante das Armas e Brigadeiro Francisco de Albuquerque Melo governou a Província de Santa Catarina de 1815 até o ano de 1830. Sendo este substituído pelo Chefe da Divisão Miguel de Souza Melo e Alvim, o qual assumiu a Presidência da Província de Santa Catarina aos 14 dias do mês de janeiro do ano de 1830.

O Presidente da Província Miguel de Souza Melo e Alvim era um ilustre militar português de nascimento, porém casou-se e radicou-se no Brasil. Foi Intendente de Marinha na Cidade de Nossa Senhora do Desterro, na época da Independência do Brasil foi convidado a continuar prestando seus serviços ao Brasil, respondendo que desejava continuar o resto de seus dias no Brasil.


O Presidente da Província Miguel de Souza Melo e Alvim residia no Brasil desde os tempos de Tovar e Albuquerque, depois de ele ter servido como Ministro da Marinha do 7º Gabinete, foi o elemento moderador na época do arbitrário e despótico Governador.

Escolhido para Presidente da Província de Santa Catarina, Presidente Miguel de Souza Melo e Alvim procurou prestar os melhores serviços à Administração Pública, sendo que algum tempo depois se viu obrigado a renunciar aos 22 dias do mês de abril do ano de 1831.

Em março de 1831 a situação política tornou-se muito crítica no Rio de Janeiro, o Imperador Pedro I perdeu totalmente sua popularidade, pois foi acusado de querer tornar-se Absolutista.  Após uma série de incidentes políticos, em março demitiu o Ministério, constituindo outro, o qual ficou conhecido por Ministério dos Marqueses, sendo que todos eram acusados de serem comparsas submissos a D. Pedro I. O povo foi as ruas em protesto, desejava a demissão do Ministério dos Marqueses e desejando a restituição do Ministério anterior. A Tropa aderiu aos protestos. Homem bastante inteligente, estudou a conjuntura, com medo de perder sua autoridade e a confiança do povo, na madrugada do dia 07 de abril, o Imperador D. Pedro I abdicou na pessoa de seu filo menor, D. Pedro de Alcântara.

Ao chegar a notícia à Província de Santa Catarina, ocorreram grandes manifestações populares. Os militares, sendo 01 Batalhão de Caçadores, 02 Batalhões de Artilharia, 02 Batalhões de Infantaria, na cidade de Nossa Senhora do Desterro, e estes começaram a tramar a deposição do  Presidente da Província Miguel de Souza Melo e Alvim.

No dia 22 de abril de 1831 a Câmara Municipal comemorava com um Suntuoso Baile o início do II Reinado, a multidão se fazia presente na Praça da Matriz, apreciavam a bela ornamentação, aviam muitas bandeirolas verdes e amarelas e azuis feitas de papel de embrulho, ouviam as 04 Bandas Municipais dos Corpos Militares. No Salão, às 21 horas Presidente da Província Miguel de Souza Melo e Alvim juntamente com sua família deu início ao Baile Municipal. Do lado de fora os manifestantes gritavam: “Fora os galegos! Fora os pés de chumbo! Fora o Presidente!

O povo em correria dispersou-se, com temor pelo desenvolvimento das arruaças o Baile Municipal foi encerrado, as famílias retiram-se para suas casas. Nos quartéis e fortificações da Ilha de Santa Catarina as manifestações tornaram-se intensas, não demorou muito tempo para toda a tropa se posicionar em frente ao Palácio do Governador.

Os membros do Conselho da Província se reuniram e o Coronel Joaquim Soares de Coimbra desceu as escadarias do Palácio para saber quais as intenções dos amotinados, os quais exigiam a deposição imediata do Presidente da Província e do Comandante das armas.

 O Presidente da Província Miguel de Souza Melo e Alvim sentindo-se incapaz de conter as tropas em grande manifestação, tomou a decisão de demitir-se do cargo de presidente. No dia seguinte, às 10 horas da manhã o Presidente da Província Miguel de Souza Melo e Alvim deu posse ao Vice-Presidente Comendador Francisco Luiz do Livramento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário