quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

102 – A VIDA CATARINENSE COM A GUERRA DOS FARRAPOS E A REPÚBLICA JULIANA – SIMPATIAS CATARINENSES



102 – SIMPATIAS CATARINENSES - A VIDA CATARINENSE COM A GUERRA DOS FARRAPOS E A REPÚBLICA JULIANA



Nem relação a Revolução Farroupilha, não podemos negar que a maioria dos catarinenses simpatizavam, principalmente os habitantes do Sul da Província de Santa Catarina, até os da Cidade de Nossa Senhora do Desterro, e Lages no planalto catarinense, incluídos indiscutivelmente no lado dos Farrapos.

Presidente Nunes Pires
O Presidente Nunes Pires passou seu governo para o Presidente José Mariano de Albuquerque Cavalcanti no ano de 1835. O Ex-Presidente Presidente Nunes Pires advertiu o então Presidente José Mariano de Albuquerque Cavalcanti de que a Província de Santa Catarina poderia ser alvo dos objetivos Farroupilhas. Disse-lhe que os revolucionários poderiam iniciar pela Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna por conter uma população quase que total simpatizante do Movimento Revolucionário Farroupilha.

Presidente José Mariano de Albuquerque Cavalcanti
O Presidente José Mariano de Albuquerque Cavalcanti após a conversa que manteve com o Ex-Presidente Presidente Nunes Pires o qual lhe havia advertido viajou para a Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, e lá comprovou haver a presença de tais sentimentos farroupilhas, os quais não eram nem negados ou escondidos por temos à represálias.

Francisco Duarte da Silva
Na Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna bem como em Lages, encontravam numerosos fugitivos, famílias gaúchas inteiras que haviam escapado das lutas, da miséria causada pela guerra e das perseguições políticas, acolhidos pela hospitalidade dos lagunenses e dos lageanos.

Joaquim Cardoso
O Juiz da Vara de Laguna João Tomaz de Oliveira chegou a utilizar verbas públicas para acudir as necessidades dos refugiados.  O referido Juiz comunicou ao O Presidente José Mariano de Albuquerque Cavalcanti que se este não concordasse com seu ato, ele haveria de tirar de suas economias se seu ato não fosse aprovado por este.

Pinto da Luz
 Na Cidade de Nossa Senhora do Desterro e em São José a simpatia pelas causas Farroupilhas não se demonstravam de modo diferentes, sendo que na Capital da Província de Santa Catarina haviam figuras proeminentes da alta roda simpáticos ao Movimento Farroupilha, destacando-se Francisco Duarte da Silva, Joaquim Cardoso, Pinto da Luz, João Francisco de Souza Coutinho e o Juiz de Paz José Pereira.

João Francisco de Souza Coutinho
Em São José era apontado como chefe republicano da Província de Santa Catarina o Coronel Xavier Nunes, correndo o boato de que as bandeiras da Nova República já se encontravam confeccionadas e em seu poder.

Juiz de Paz José Pereira
Na Enseada de Brito, o Vigário Padre Vicente Cardoso era o mais exaltados de todos os adeptos dos Ideais Farroupilhas. Em Lages muitos cidadãos proeminentes não faziam questão de esconder a simpatia pela causa Farroupilha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário