quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

105 – A INVASÃO SE INICIA - A VIDA CATARINENSE COM A GUERRA DOS FARRAPOS E A REPÚBLICA JULIANA


105 – A INVASÃO SE INICIA
 - A VIDA CATARINENSE COM A GUERRA DOS FARRAPOS E A REPÚBLICA JULIANA




O Plano de Invasão para a conquista de um porto livre que daria vazão ao Atlântico Sul entregue o comando da expedição terrestre a Davi José Martins ou Davi Canabarro,  enquanto Giuseppe Garibaldi se encarregaria do ataque a Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna por via marítima.

Davi José Martins ou Davi Canabarro
Giuseppe Garibaldi se encontrava engarrafado na Lagoa, tornando-se difícil sua empreitada, a Barra do Rio Grande se encontrava tomada e bloqueada pelos Imperiais.

Anita Garibaldi
 02 Lanchões, o Farroupilha e o Seival encontravam-se armados no Saco do Capivari, sem saída para o Oceano Atlântico, deste modo a estratégia de Giuseppe Garibaldi seria transferi-los por terra.

Lanchão Seival
Por 06 dias foram procurando sólidas carretas, e no 7º dia assentaram sobre elas o lanchão Farroupilha e o lanchão Seival. No dia 05 de julho de 1839, a caravana se pôs em marcha em 07 dias as 50 juntas de bois puxaram cada uma das carretas pelas 64 milhas do percurso, até depararem-se com as águas do Tramandaí, onde finalmente mergulharam os lanchões aos 11 dias do mês de julho de 1839.

Lanchão Seival
No dia 14 de julho atravessaram a barra do rio Tramandaí, desfraldaram suas velas no Oceano Atlântico. Sob o pavilhão da República Farroupilha tomaram o rumo para  Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna com o objetivo de tomarem seu porto.

Anita Garibaldi em Laguna
A estratégia de Giuseppe Garibaldi foi sem dúvida uma epopeia, este passou a comandar o Lanchão Farroupilha, enquanto John Griggs comandou o Lanchão Seival.

Giuseppe Garibaldi - Davi Canabarro - Anita Garibaldi
Durante este empreitada de Giuseppe Garibaldi, Davi Canabarro marchava com seus homens por terra. O Lanchão Seival resiste a um forte temporal que se desencadeia fazendo-o naufragar entre Mampituba e Araranguá. Giuseppe Garibaldi perde neste desastre seus mais importantes e confiáveis companheiros, restando-lhe 14 companheiros, com os quais marcha para Araranguá, onde iria reunir-se com Davi Canabarro para que pudessem rever os planos do Ataque a Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna.
Anita Garibaldi e suas pequenas costuras


Nenhum comentário:

Postar um comentário