quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

107 – A REPÚBLICA JULIANA - A VIDA CATARINENSE COM A GUERRA DOS FARRAPOS


107– A REPÚBLICA JULIANA - A VIDA CATARINENSE COM A GUERRA DOS FARRAPOS


                O entusiasmo dos lagunenses se fez renascer ao chegarem a Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna os Rebeldes Republicanos Farroupilhas. Foi com o mesmo carinho acolhedor e hospitaleiro que foram acolhidos anos antes os refugiados, os guerreiros sentiram novamente.

Giuseppe Garibaldi e compatriotas gauchos

No dia 29 de julho a Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna se enfeita de bandeirolas, nesta data a Câmara Municipal declarou a Província de Santa Catarina um Estado Livre e Independente.

Davi Canabarro

Estavam presentes o Vereador Tenente Francisco de Oliveira, Vereador Domingos Custódio de Souza, Vereador Antônio José de Freitas, Vereador José Pereira de Carpes, Vereador Floriano de Andrade, Vereador Manoel Luiz da silva Leal com o Secretário José Pinto dos Reis, reuniu-se a Corporação em Extraordinário e Solene Conclave. De acordo com um Ofício do Comandante Davi José Martins, também conhecido por Davi Canabarro, chefe das Tropas de Ocupação, o qual foi lido naquela ocasião. Assim a República havia sido Proclamada e Declarado Santa Catarina um Estado Livre.

Gaúchos 

Santa Catarina não era um Estado Federado, porém era outra República, pois Davi Canabarro havia sugerido à Câmara que marcasse de imediato as Eleições para Presidente da República e se constituísse o Ministério.

Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna
No dia 04 de agosto, a inscrição dos eleitores havia sido feita   de acordo com a Lei Imperial. No dia 06 de agosto foi organizada a mesa a qual presidiria a eleição. No dia 07 de agosto foram escolhidos os dirigentes da Nova República. E na Manhã desse mesmo dia o Padre Vieira de Araújo rezou a Missa Solene, a qual foi assistida pelos chefes republicanos, pelos eleitores da Paróquia da de Santo Antônio dos Anjos da Laguna e mais um grande número de pessoas. Todos estavam jubilosos, o entusiasmo era visível no rosto das pessoas após a missa ao caminharem na Praça da Matriz ao dirigirem-se para a Casa da Câmara onde seria realizada a Eleição.

Padre Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro
O escolhido para assumir a Presidência da República foi o Coronel Joaquim Xavier Neves, o qual era de São José, por 17 votos contra 04 votos recebidos pelo Padre Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro, da Enseada de Brito. Decidiram naquela oportunidade que o Ministério seria eleito de modo democrático, como não havia legislação referente a este tema, aos cidadãos da Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna de maior influência e posição social foi dada a missão de escolherem os Ministros.

Símbolos da República Juliana
Para este pleito se fizeram presentes 171 eleitores, foram sufragados os nomes de Antônio José Machado, Vicente Francisco de Oliveira, José Pacheco dos Reis, João  Antônio de Oliveira Tavares, Antônio Claudino de Souza Medeiros e o Padre João de Souza Joaquim, pároco de Tubarão. Sendo que esse ministério veio a tomar posse aos 02 dias do mês de setembro.

Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna 

O  Coronel Teixeira Nunes, enviado a Xavier Neves, como portador do Diploma de Presidente Da República, não conseguiu desincumbir-se de sua missão, trazendo-o de volta. Davi Canabarro sugere que o Padre Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro como Vice-Presidente, até que Xavier Neves pudesse vir a reunir-se com seus companheiros. O Padre Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro foi convocado apesar de sua idade avançada, tomando posse no dia 28 de agosto como Vice-Presidente da República Juliana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário