quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

108 – A REPÚBLICA JULIANA SE ORGANIZA - A VIDA CATARINENSE COM A GUERRA DOS FARRAPOS


108 – A REPÚBLICA JULIANA SE ORGANIZA - A VIDA CATARINENSE COM A GUERRA DOS FARRAPOS



Símbolos da República Juliana de Laguna

                Em setembro a República Juliana já está bem organizada. Pelo Decreto nº 01 de 05 de Setembro, David Canabarro foi promovido a General do Exército Catarinense. A Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna foi elevada a categoria de Foro de Cidade com o nome da Cidade Juliana de Laguna, e de Capital do Estado pelo Decreto nº 02 de 10 de Setembro. Seu Porto Franco ao comércio com todas as nações Pelo Decreto nº 03. As Cores da Nova República foram estabelecidas, o verde, o amarelo e o branco viriam a flamular em seu pavilhão nacional pelo Decreto  nº 04.  Lages foi considerada parte integrante do Novo Estado Livre pelo Decreto nº 11 do dia 17.

David Canabarro


                Os impostos sobre o gado, o comércio e a indústria pastoril foram abolidos como medida para incentivar o crescimento destes setores.

Anita Garibaldi

                Enquanto tais medidas eram adotadas, Giuseppe Garibaldi repara sua esquadrilha, preparando-a para entrar em ação. O Rio Pardo sob seu comando passou a ser o do comando, e o Navio Caçapava sob o comando
de Griggs,  o Seival e a Itaparica sob o comando de José Henrique Teixeira, compunham a referida esquadra.

Giuseppe Garibaldi

                O Chefe da Esquadrilha, Giuseppe Garibaldi, recebe ordens expressa em meados de outubro para atacar as bandeiras Imperiais que cruzavam as costas do Brasil. A 20 de outubro, Giuseppe Garibaldi sai barra a fora para corso. Por terra as forças comandadas por Teixeira Nunes avançam sem obstáculo algum tomando Garopaba e Massiambú, acampados nas proximidades do Forte de Araçatuba, que também se revoltou, assassinando seus comandados, o Tenente Pedro Fernandes Ortunho adere com seus homens à causa Republicana dos Farrapos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário