sexta-feira, 9 de agosto de 2013

123 - SANTA CATARINA E SEUS PRESIDENTES ATÉ A GUERRA DO PARAGUAY - A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX


123 - SANTA CATARINA E SEUS PRESIDENTES ATÉ A GUERRA DO PARAGUAY - A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX



                    Após o Marechal Antero José Pereira de Brito, passaram pela Presidência da Província de Santa Catariana até eclodir a Guerra do Paraguay os Senhores Dr Antônio Pereira Pinto, Dr João José Coutinho, Dr Francisco Carlos de Araújo Brusque, Dr Inácio da Cunha Galvão, Padre Dr Vicente Pires da Mota, O Capitão Tenente Pedro Leitão  da Cunha e o Dr Alexandre Rodrigues Chaces.


Presidente Marechal Antero José Pereira de Brito

          O Dr Antônio Pereira Pinto, dirigiu a Província de Março a novembro de 1849, sendo uma das mais curtas administrações do período do II Reinado. Entretanto a administração que lhe prosseguiu foi uma das mais longas do período. O Presidente Dr José João Coutinho no mês de janeiro do ano de 1850 passou a assumir a Presidência da Província de santa Catarina nomeado por Carta Imperial datada de 19 de Novembro de 1849, sendo empossado aos 24 dias do mês de janeiro do ano de 1850, permanecendo pelo período de mais de 09 anos no cargo, deixando-o somente no ano de 1859.


Presidente  Dr José João Coutinho

          Presidente Dr José João Coutinho nasceu no Rio de Janeiro aos 09 de Dezembro de 1809, de origem  humilde, estudou na Faculdade de Direito de São Paulo com 19 anos de idade no ano de 1826, bacharelando-se em 1832. Foi nomeado Juiz de angra dos Reis no Rio de Janeiro. Conduzido à Política, no ano de 1849 foi eleito Deputado Provincial do Rio de Janeiro, no mesmo ano foi nomeado Presidente da Província de Santa Catarina, substituindo o Presidente Pereira Pinto.



Mercado Público Municipal de Florianópolis


          Governou a província de 24 de janeiro de 1850 até o dia 23 de setembro de 1859. Fez parte da Assembleia Provincial como Deputado pelo Rio de Janeiro pelo Partido Conservador, deixando numerosas obras em sua terra natal. Na Desterro construiu o Mercado Municipal da Capital na Praça do Palácio no ano de 1851, o que veio solucionar o problema causado na época da remoção das barraquinhas; em São José construiu a Ponte do Maruí; foi responsável pela colonização do Vale do Itajaí pelas fundações das colônias de Blumenau em 1850 e a Colônia Dona Francisca, mais tarde Joinville em 1851; criou muitas Freguesias como a de Trindade, Parati, Santo amaro, Saí e Campos Novos; criou o primeiro Monte Pio dos funcionários provinciais; instalou a Caixa Econômica no ano de 1854; autorizou a instalação da Biblioteca Pública da Província no ano de 1855; instalou e inaugurou o Liceu Provincial no ano de 1857; deu início à construção do Teatro Santa Isabel na Desterro no ano de 1857, o qual hoje é conhecido por Teatro Álvaro de Carvalho; instalou a Escola de Aprendizes Marinheiros, bem como uma Escola administrada pelas Irmãs de Caridade na Capital Desterro.



Mercado Municipal da Capital

          Durante o Governo dedo  Dr José João Coutinho que iniciou, embora de modo obsoleto, um Serviço de Estatística na Província. O Governador Provincial mostrou-se muito interessado pela Província ao visitar vários pontos, principalmente as Colônias recém fundadas, época em que tomou providências para o desenvolvimento destas.

          
Presidente da Província de Santa Catarina


          Respeitado por seus correligionários, porém isso não lhe impediu de ser alvo de ataques frequentes da oposição por inúmeras vezes quando espalharam boatos, por fim com a queda do Gabinete do Abaeté, seus adversários sentiram-se vitoriosos.


Presidente  Dr José João Coutinho

         Foi um longo período de progresso, o  Presidente  Dr José João Coutinho fez inúmeras realizações, foi muito justo, foi um período de prosperidade. Ao deixar o Governo no ano de 1860, oi nomeado Administrador do Correio da Corte, o qual exerceu o cargo com grande êxito e honra.


Presidente  Dr José João Coutinho

          Recebeu o título de Cavaleiro da Legião de Honra da França, além de possuir o Hábito da Ordem da Rosa e o Título de Comendador da Ordem de Cristo e dignatário da Ordem da Rosa.


Presidente  Dr José João Coutinho

          O Dr José João Coutinho foi casado com D Maria Henriqueta da Silva, com a qual teve 14 filhos, veio a falecer no Rio de Janeiro aos 06 dias do mês de abril do ano de 1870.



Presidente  Dr José João Coutinho


          

Nenhum comentário:

Postar um comentário