sexta-feira, 4 de outubro de 2013

146 - MUDA O SETOR TERCIÁRIO OCORREM MUDANÇAS NA SOCIEDADE DA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA


146 - MUDA O SETOR TERCIÁRIO OCORREM MUDANÇAS NA SOCIEDADE DA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA






Desterro vinha crescendo economicamente, de outros centros culturais do Império vinham profissionais destacados, os quais chegavam à Capital Desterro para assumirem funções militares e para a administração civil. Deste modo a sociedade foi aprimorando seus usos e costumes. A princípio os costumes sociais estavam em torno da Igreja e suas Procissões e Festas religiosas onde destacavam-se o canto coral e a arte musical com determinados instrumentos.

Capital Desterro


Aos poucos surgem os grandes da terra com suas fortunas, comerciantes, e outros que passaram a construir boas casas com amplas salas de visita saram, verdadeiros salões para festas, passando a abri-los para receber uma seleta companhia, ocorrendo danças, recitais e até mesmo grandes oportunidades de negócio.

Capital Desterro


Havia no ano de 1850 na Capital Desterro um Professor de Danças, em 1851 foi inaugurada a Sociedade de Bailes União Catarinense na residência do Dr Henrique Schutel, sendo o presidente desta sociedade o médico Dr José do Rego Raposo.

Sociedades Dançantes e seus Bailes


Na Sociedade de Bailes União Catarinense de acordo com seus estatutos era proibido às damas abastadas utilizarem joias e outros adornos de grande valor bem como vestidos de seda, isso porque viria a envergonhar e inferiorizar a damas de poucas rendas, aos cavalheiros era obrigado o uso de Blazer preto, camisa branca e calça branca ou preta, bem como o uso obrigatório de luvas brancas. Se acompanhados por escravos pelas ruas escuras, estes deveriam aguardar o retorno de seus senhores, porém não poderiam ultrapassar a porta, aguardando na rua.

Procissão de Nossa Senhora das dores de Imaruí


No ano de 1852 foi criada a Sociedade Recreio Catarinense, nestas haviam quadrilhas, schottisches, varsovianas, valsas e galopinhos, danças usuais conforme a moda da época.

Procissão de Passos


Nos anos de 1858 e 1864 surgem novas Sociedades Dançantes, a Recreação campestre no ano de 1858; a Sociedade Paraíso Desterrense no ano de 1861, a qual  destinava-se a cultivar boa música, com danças frequentes, esta foi fundada pelo Maestro José Maria Martins Leoni; a  Sociedade Harmonia Militar no ano de 1863 e o Clube Familiar Catarinense no ano de 1864.

Bandeira do Divino


No ano de 1872 foi fundado o Clube Doze de Agosto, com um estatuto bastante rígido, um clube muito fechado, o qual ainda existe, reunindo famílias abastadas da Capital Desterro.

Bandeira do Divino


Alguns senhores abriam salões particulares para as Partidas Dançantes, geralmente quadrilhas conforme à moda da Corte do Rio de Janeiro, oferecidas à personalidades políticas e de grande importância na vida política da Província de Santa Catarina ou no País, acolhendo artistas que passavam pela terra rumo ao sul.

Bandeira do Divino


Taunay era um grande frequentador do Clube Doze de Agosto. O Padre Vicente Pires, quando foi Presidente à Assembleia Legislativa, ofereceu um Baile em Honra a Taunay em sua sede, no Quartel do Campo do Manejo. No Hotel do Vapor ocorriam Partidas Dançantes para uma sociedade selecionada, bastante cerimoniosa e fechada.

Santo Antônio dos Anjos da Laguna
Em Santo Antônio dos Anjos da Laguna, em São Francisco do Sul e em Lages as Sociedades reuniam-se em Clubes de Dança em salões de senhores abastados antes de possuírem seus salões.

Santo Antônio dos Anjos da Laguna
Os bailes em Santo Antônio dos anjos da Laguna os bailes eram realizados no Salão da Câmara Municipal, ou até mesmo em salões alugados. Haviam salas familiares que abriam suas portas para reuniões dançantes para a sociedade local.

Bandeira do Divino
Na Colônias da Província de Santa Catarina foram fundadas várias Sociedades Dançantes, tais sociedades eram frequentes em comunidades de descendência germânica, as Sociedades de Atiradores e as Sociedades Ginásticas,  como em Dona Francisca que já haviam no ano de 1853, em Brusque no ano de 1865.



Nenhum comentário:

Postar um comentário