terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

159 - O POVOAMENTO EM SANTA CATARINA

159 - O POVOAMENTO EM SANTA CATARINA 



               Nas terras catarinenses não haviam latifúndios, instalando-se pequenas propriedades, a gleba familiar, iniciando com o povoamento açoriano.

          Alguns fatores foram favoráveis para que os açorianos rumassem para as terras catarinenses, levando-se em conta que eram apenas estas terras que possuíam permissão para serem colonizadas naquela época. 

           Com o passar do tempo as terras foram divididas entre seus herdeiros, ocorrendo a fragmentação, ocorrendo a baixa produção, seus colonos adotaram a produção da mandioca, os solos eram propícios a este cultivo e a farinha de mandioca possuía mercado certo. Alguns colonos deslocaram-se para regiões de maior população, como Desterro, santo antônio dos anjos da Laguna, e outros pontos. De certo modo suas terras foram vendidas ou até mesmo abandonadas, para onde foram passaram a dedicar-se à pesca ou ao comércio com produtos da terra. 

         Os centros urbanos passaram com o tempo a absorver mais e mais habitantes, em detrimento as zonas rurais decaíram em número de colonos. O que restou de atividade agrícola nas pequenas propriedades foi absorvido por comerciantes dos centros urbanos catarinenses, os quais passaram a ter uma situação bastante próspera. Compraram algumas propriedades, passaram a assalariar agricultores, vendendo os frutos da terra para outros comerciantes de regiões próximas. Constituindo uma nova nobreza, o latifundiário catarinense. seus filhos passaram a estudar na Corte do Rio de Janeiro. Adquiriram postos na Marinha Mercante e Marinha de Guerra, bem como no Exército, alguns ainda ingressaram no clero, formando uma nova sociedade catarinense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário