segunda-feira, 3 de março de 2014

160 - SURGEM COLONIAS MILITARES PROJETADAS EM SANTA CATARINA


160 - TENTATIVAS DA CRIAÇÃO DE COLÔNIAS MILITARES PROJETADAS EM SANTA CATARINA
 



           Os colonos açorianos passaram a constituir o que conhecemos como sociedade catarinense, implantaram uma cultura com suas tradições, crenças, língua, usos e costumes. Mesmo que sua agricultura não tenha se desenvolvido conforme esperavam, os colonos açorianos auxiliaram seus governadores para que não desistissem de governas a Capitania.

Governador Manoel Soares de Coimbra 

           O Governador Manoel Soares de Coimbra impulsionou as atividades econômicas da Colônia, procurou criar as Freguesias de Castelo Melhor e Rezende, no caminho entre Desterro e Lages, povoadas por famílias de soldados casados, sem tempo para concluir seus projetos, foi preso e enviado para Portugal.

Governador João Alberto Miranda Ribeiro

           O Governador João Alberto Miranda Ribeiro, sucessor do Governador Manoel Soares de Coimbra, homem de forte iniciativa, empreendedor, seguiu as ideias de Coimbra, rumando ao Rio de Janeiro para iniciar a criação de duas colônias na mesma região elegida por seu antecessor, colônias estas que deveriam ser colonizadas por militares dedicados à agricultura, as atividades bélicas, afugentar os indígenas e espanhóis. 


Governador João Alberto Miranda Ribeiro

           Governador João Alberto Miranda Ribeiro projetou o orçamento dos gastos da criação de duas Colônias Militares Projetadas as quais não poderiam exceder a soma de 4:116$000 cada uma delas.


Dom José Luiz de Castro Conde de Rezende

           Apesar das tentativas Dom José Luiz de Castro Conde de Rezende não deu a menor importância, pretendendo apenas solucionar a crise econômica de Santa Catarina em fins do século XVIII com conselhos, apenas conselhos.

Dom José Luiz de Castro Conde de Rezende


Nenhum comentário:

Postar um comentário