segunda-feira, 3 de março de 2014

161 - A COLONIZAÇÃO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA


161 - A COLONIZAÇÃO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA 



         Ao que parece provável o Governo Imperial se inspirou nas ideias dos antigos Governadores, isto porque no ano de 1828, no Governo do Presidente Albuquerque Melo, Santa Catarina recebera levas de imigrantes para  formarem dois núcleos coloniais na estrada que rumava à Lages

Presidente Manoel Soares de Coimbra 

           Tudo indica que Governo Imperial se inspirou nas ideias inspirou-se nas ideias dos Presidente Manoel Soares de CoimbraPresidente João Alberto Miranda Ribeiro, imigrantes europeus são destinados para Santa Catarina com o intuito de desenvolverem a agricultura, a qual estava em decadência. Foram 166 famílias de germânicos oriundos de Bremen, cidade-estado no norte da Alemanha, com um total de 523 pessoas.


Governador João Alberto Miranda Ribeiro

          Este foi o primeiro grupo de europeus que chegara nas terras de Santa Catarina, a este juntou-se um grupo com aproximadamente 100 soldados oriundos das tropas de Desterro Capital e da própria Corte do Rio de Janeiro.


Governador João Alberto Miranda Ribeiro

          Ao que parece embarcaram em 02 bergantins, o Luzia e o Marquês Viana, tais embarcações aportaram na Desterro Capital com pequena diferença entre ambos, em fins do ano de 1828, onde foram hospedados pelo Governador de santa Catarina nos quarteis da Capital, os que chegaram bergantin Luzia foram isolados na antiga Armação da Lagoinha, pois haviam doentes, por isso o Sargento Mor Silvestre José dos Passos da localidade de São José fez tais preparos.

    
Presidente Manoel Soares de Coimbra 

          O Sargento Mor Silvestre José dos Passos por ser excelente sertanista e conhecedor da região, foi o escolhido para estabelecer a localização dos núcleos, alguns anos depois foi escolhido para ser o Diretor da Colônia.

Colônia São Pedro de Alcântara

          Em março do ano de 1829, os colonos já haviam iniciado a derrubada das matas para a instalação do primeiro núcleo, em maio deste ano já haviam 36 ranchos onde residiam os primeiros colonos, sendo esta localização distante 5 léguas de São José, na margem esquerda do rio Maroim, no caminho que ligava à Lages. O Governo de Albuquerque Melo fez homenagem à Família Imperial denominando o núcleo de Colônia São Pedro de Alcântara. Tudo indica que o Sargento Mor Silvestre José dos Passos não soube escolher bem a localização, isto porque o terreno era muito acidentado e com uma intensa cobertura florestal.

Colônia São Pedro de Alcântara

           Em função de tal situação os colonos passaram a reclamar, solicitando terras nas Caldas do Norte, em troca das terras de São Pedro, porém não foram atendidos, pois as terras solicitadas se afastavam muito do caminho de Lages.

Colônia São Pedro de Alcântara

          Aos poucos muitas revoltas ocorreram na Colônia São Pedro de Alcântara, haviam muitas desavenças entre os colonos, principalmente por membros saídos das tropas, o que urgiu a interferência de força armada para refazer a ordem entre os colonos revoltados.

Colônia São Pedro de Alcântara

          Posteriormente alguns colonos abandonaram suas terras, rumando uns para as margens do rio Biguaçu, onde alguns anos mais tarde ergueram a Capela de São Pedro Apóstolo, outros rumaram para a Praia Comprida, em São José, estabelecendo-se com o comércio e oficinas.

Colônia São Pedro de Alcântara

      Os colonos que haviam chegado no  Bergantin Marquês Viana haviam sido encaminhados às terras, os que haviam chego no Bergantin Luzia, os quais haviam sido internados na Armação da Lagoainha devido estarem doentes, lá ficaram por mais de um ano, isso deu-se por falta de instruções do governo Imperial ao Governo da Província de Santa Catarina,  originando uma série de reclamações e revoltas, porém não foram atendidos, desencadeando assim um série de revoltas por ex-soldados que a estes se juntaram pelos mesmos ideais, adquirirem terras.

Colônia São Pedro de Alcântara

          porém as reclamações mais curriqueiras eram devido ao não pagamento dos 160 Réis diários que cada colono deveria receber enquanto não produzissem em suas terras para o próprio sustento, porém o governo não cumpriu com a promessa de pagar a referida diária.

Colônia São Pedro de Alcântara

          Diante da gravidade da situação o Presidente da Província de Santa Catarina procurou obter fundos para sanar o problema, a situação chegou a tal ponto que ocorreu desacato ao Presidente da Província.  Durante esse período 15 elementos revoltosos foram enviados ao Rio de Janeiro.

Colônia São Pedro de Alcântara

          Faltavam instruções da Corte do Rio de Janeiro para solucionarem tal problema, os colonos não suportavam mais a situação, necessitam de terras para poderem cultivar e manter suas famílias. Desgostosos com a situação, as revoltas prosseguiam dia a dia.

Colônia São Pedro de Alcântara


          O Presidente Albuquerque Melo toma a iniciativa e encaminha os colonos para a Colônia São Pedro de Alcântara, pondo um fim a tal situação.

Colônia São Pedro de Alcântara


          anos depois a Colônia São Pedro de Alcântara foi desdobrada, mais para o centro rumo a Lages, fundando a Colônia Santa Filomena.

Colônia São Pedro de Alcântara


        No ano de 1830, o Sargento Mor Silvestre José dos Passos deixa a direção da colônia, em dezembro do mesmo ano o governo por meio da Lei de 15 de 1830 aboliu as despesas com a colonização estrangeira.

Colônia São Pedro de Alcântara


          O Presidente Miguel de Souza Melo e Alvim mostrou-se muito interessado pela primeira Colônia da Província, visitando-a 12 dias após tomar posse, enviando detalhadamente ao Ministro do Império um relatório sobre seu desenvolvimento e a situação de seus colonos.

Colônia São Pedro de Alcântara


         A  Colônia São Pedro de Alcântara prosperou devido ao trabalho de seus colonos, não possuía um regimento especial, estava sujeita a lei comum. No ano de 1854 foi elevada à categoria de Freguesia de São Pedro de Alcântara, no ano de 1844 emancipou-se. No ano de 1854 registrou um total de 1500 habitantes, suprindo a Capital Desterro com seus produtos agrícolas e manufaturados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário